CAPS Joana D'arc

Projeto voltado para infraestrutura e instrumentos pedagógicos, visando melhora em seu aspecto formal para um ambiente acolhedor, ampliando a qualidade no desenvolvimento educacional, social, fortalecendo vínculos instituição/educandos/comunidade.
O centro assistencial e de Promoção social Joana D’Arc atua há 18 anos com crianças e adolescentes que pela peculiar condição de pessoa em desenvolvimento, conforme está previsto em lei no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), deve ter garantido “um amplo acesso a todas as oportunidades e facilidades, para propiciar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade dignidade” (Estatuto da Criança e do Adolescente – lei 8.069/90).


Neste sentido, no Centro Assistencial e de Promoção Social Joana D´Arc, especialmente por vislumbrar resultados nas ações desenvolvidas, tem como premissa de que o acesso aos espaços de convivência, representam para os adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, uma importante possibilidade para desenvolver suas potencialidades pessoais e coletivas, que são fundamentais para promover a inclusão social.
No entanto, fica evidente o abismo existente entre a real efetivação deste preceito legal numa sociedade como a brasileira, onde famílias sobrevivem aquém das necessidades mínimas e distantes do processo de conquista da cidadania. Neste sentido, ressaltamos que as vivencias históricas de exclusão social, de desigualdades e discriminações entre muitas outras formas de violências comprometem a superação desta condição, cujo enfrentamento desafia um conjunto de ações, sejam estas de políticas sociais públicas, como das diferentes instancias e espaços sócio institucionais.


Desta forma, este projeto tem como proposta oferecer acesso a estes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e ou risco social um espaço mais acolhedor, contribuindo assim na garantia de acesso à convivência comunitária. A relevância social deste trabalho se justifica pela importância que o que o espaço de convivência torna possível mobilizar suportes relacionais sólidos, que vão desde a forma da acolhida feita pelos profissionais da instituição, como na ênfase da valorização “do outro” do respeito às diferenças (raças, gênero, PCD´S, etc.) do afeto e da solidariedade.
A inscrição de crianças e adolescente numa rede de sociabilidade é fundamental, pois é particularmente neste momento em que eles necessitam de fonte de referência, sendo que a vivência em grupo propicia um lugar privilegiado, na medida em que neste são compartilhados comportamentos, pensamentos, hábitos e objetivos comuns, permitindo assim concretizar um processo de identificação e de pertencimento.

No momento O Centro Assistencial e de Promoção Social Joana D’arc por sua vez realiza um trabalho pautado na ética e no compromisso com os cidadãos a fim de ofertar serviços de qualidade, que gerem impacto na vida das crianças e adolescentes e suas famílias e diminuam os riscos sociais.
Conheça mais do nosso projeto e faça sua parte!
(54) 3217.3747 | @joanadarc_caps
Em breve, novo site :)